top of page

Escola Willy Oscar Konrath inova ao ler O mistério das quatro estações



Por Assessoria de Imprensa

em parceria com 2a Coord. Regional de Educação de Sapiranga.

Fotos e vídeos: arquivos e divulgação.


Os alunos da 811 e da 812 da escola Willy Oscar Konrath, de Sapiranga - RS leram o livro "O mistério das quatro estações", de João Pedro Roriz, para as aulas de Língua Portuguesa da professora Juliana Soldatelli Pelissari.


Produção dos lapbooks com o livro "O mistério das quatro estações", de Roriz


O projeto de leitura foi desenvolvido através da dinâmica de produção de "lapbooks" sobre a história. A professora explica a proposta dos lapbooks:

- A palavra lapbook vem do inglês: “lap”, referente a "colo", e “book” traduzido por "livro", daí então o significado de seu nome: "livro de colo". É um resumo interativo do conteúdo de um livro e pode ser composto de pequenos tópicos elaborados de forma criativa — minibooks, ilustrações, dobraduras, desenhos, imagens, gráficos e o que mais a criatividade mandar.

A dinâmica, segundo a direção da escola, amplia horizontes, desenvolve a criatividade e possibilita o pensamento crítico sobre a obra e o que ela retrata. Os alunos são instigados a colocar no projeto algumas informações básicas sobre o livro como: nome do livro, autor, biografia do autor, resumo da história, personagens, assuntos relevantes e importantes abordados na história. Em seguida, os alunos são convidados a produzir textos com as lições e mensagens transmitidas pela história e sobre a parte que mais gostou. Os alunos também podem desenvolver o senso crítico e apontar a parte do livro que mudaria e apontar os cenários importantes da obra.



Exemplos de "lapbooks"


Um modelo mais simples pode ser feito com uma única folha dobrada em três partes, na qual se possa colocar tudo o que for de interesse sobre o tema a ser explorado. Dentre outros itens que, geralmente, são necessários para criar um lapbook, pode-se incluir: cola, tesoura, desenhos, recortes, figuras do assunto a ser explorado, cartolinas, jornais, revistas, livros velhos, imagens impressas, folhas coloridas, canetinhas, lápis de cor, dentre outros materiais criativos e coloridos.


__________________________________________________________

*Todos os direitos reservados.



64 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page