top of page

Curso de trauma e tanatologia para psicanalistas



Em outubro de 2023, o Centro de Estudos de Terapia e Psicanálise - CETEP e o Instituto Vida e Psicanálise lançaram em parceria o curso "Trauma e Tanatologia à luz da Psicanálise".


O curso livre de especialização possui 18 módulos e aborda os traumas psicológicos e manejos terapêuticos que focam na ressignificação de conflitos, tragédias, contínuo abuso e perdas.


A atividade é realizado a partir de aulas expositivas online ao vivo que ficam gravadas para acessos dos alunos. O curso conta ainda com análise de grupo, projeto de pesquisa e de publicação de artigos.


A primeira turma do curso iniciou em novembro de 2023


Para o Coordenador do curso, João Pedro Roriz, o objetivo do projeto é tornar o aluno deste curso capaz de identificar e acolher vítimas de trauma e de luto, conduzir atendimentos, seja no ambiente clínico, escolar, litúrgico ou no Serviço Social.


- Desse modo, é possível conduzir o enlutado ou traumatizado a um novo paradigma de comunicação e de ressignificação sobre suas perdas e prejuízos - reflete o professor.


Outro objetivo do curso, segundo seu Coordenador, é ajudar novos psicanalistas a desenvolver manejos para a abordagem da chamada análise-breve com um olhar específico da Psicanálise para os traumas psicológicos, seus diferentes tipos, conceitos, características e consequências.


- Para assim, dar repertórios para desempenho de diferentes formas de análise e de tratamento a partir da literatura freudiana e lacaniana - completa Roriz.

O período de pandemia de corona vírus provocou significativo aumento no número de pacientes nos consultórios de Psicanálise em busca de conforto após vivências traumáticas como a perda de entes queridos, vulnerabilidade física e emocional e afastamento dos familiares, colegas e dos amigos. Para Roriz, que estudou profundamente com este tema em seu Mestrado de Psicologia, o curso sobre Trauma e Tanatologia oportuniza novo olhar sobre os períodos de crise, sobre a nova sociedade que resulta do período de distanciamento social e também sobre a morte.


- O ser humano é dotado da capacidade de se adaptar a qualquer cenário, mas essa é uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que garante sobrevivência em tempos difíceis, também gera paradigmas que faz o sujeito prodigalizar as próprias energias.. Foi Phillipe Ariès em seu clássico "O homem diante da morte" trouxe uma perspectiva histórica sobre a forma como lidamos com nossa finitude: enquanto as gerações antigas tinham certa familiaridade com esse tema, as nova gerações, filhas do desenvolvimento social e tecnológico, focadas no prazer e nas realizações, desacostumou a pensar com naturalidade na morte e em suas consequências - ensina Roriz.


Uma novidade desse curso é a formação de um grupo de terapia coordenado pela Neuropsicóloga Cândida Cunha, que garante um espaço para que os alunos do curso possam desabafar e refletir sobre os traumas que vivenciaram em tempos de pandemia.


- Nosso alunado é formado em sua maioria por psicanalistas que não apenas lidam com o trauma em seus consultórios, mas também possuem suas questões pessoais relacionadas ao tema. Nossas aulas são marcadas por muitos olhares sobre o luto e sobre as mudanças psicológicas, cognitivas e sociais causadas pelo trauma e pela morte, o que pode gerar gatilhos. Por isso, sentimos a necessidade de abrir esse espaço - explica Roriz.


O curso "Trauma e Tanatologia" servirá como base para a produção de um livro homônimo com as principais teorias sobre o tema. O livro será assinado pelo coordenador juntamente com o diretor do CETEP, Márcio Aurélio Souza.


Interessados em realizar o curso, poderá entrar em contato com o CETEP, através do telefone: 19 981616774 ou através do whatsapp 21 998885570.


_______________________________________________-

Todos os direitos reservados.




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page