top of page

Pará realiza projeto de incentivo à leitura com obra de João Pedro Roriz

Atualizado: 20 de nov. de 2019


Texto original em https://g1.globo.com/pa/para/noticia/bibliotecas-de-escolas-publicas-estaduais-sao-reorganizadas-em-mutirao.ghtml

No primeiro semestre deste ano, 15 bibliotecas serão reorganizadas. Trabalho tem o objetivo de dinamizar a organização das bibliotecas, catalogar livros, fazer cadastro e carteira de usuários, além de aumentar o acervo das instituições.

Por G1 Pará, Belém

02/03/2018 23h16

Bibliotecas são reorganizadas. (Foto: Agência Pará)

No Pará, continuarão em 2018 os mutirões em bibliotecas de mais 14 escolas da rede pública estadual. Arilene Piedade, coordenadora estadual do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), explica que o trabalho tem o objetivo de dinamizar a organização das bibliotecas, catalogar livros, fazer cadastro e carteira de usuários, além de aumentar o acervo das instituições, como ocorreu com a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Esther Bandeira, no bairro da Sacramenta, em Belém.

Essa escola foi a primeira a receber o mutirão esse semestre. A comunidade doou livros para esta escola no no dia 28 de fevereiro. No primeiro semestre deste ano, 15 bibliotecas serão reorganizadas, informou a Seduc.

O trabalho de reorganização nas escolas sempre é feito por equipes de técnicos do Siebe, que se dirigem a escolas pré-determinadas para trabalhar em mutirão na organização das bibliotecas.

O trabalho se iniciou em 2017, atendendo 18 bibliotecas. São três equipes, cada uma com cinco componentes. Cada equipe é responsável por uma USE (Unidade Seduc na Escola), onde é feito um trabalho minucioso. A ideia do mutirão é reunir vários técnicos em uma escola e acelerar o trabalho.

O colecionador de amigos, de João Pedro Roriz

Nesta quinta-feira (1º), Marionete Rosa, professora de Língua Portuguesa da instituição, reiniciou os trabalhos de incentivo à leitura com sua turma do 9º Ano. Os alunos começaram a ler “O Colecionador de Amigos”, do autor João de Pedro Roriz, que será utilizado também na avaliação da turma.

Segundo a professora, o trabalho dos técnicos do Siebe melhorou a frequência dos alunos à biblioteca e facilitou o acesso aos livros. Os alunos fizeram um cadastro e ganharam carteiras para realizar empréstimo dos livros.

Segundo a Seduc, cada uma das 108 bibliotecas cadastradas nas escolas da secretaria tem em média dois mil volumes e um professor no espaço para atender os estudantes.

Escolas que receberão Mutirão do Siebe no primeiro semestre de 2018:

Esther Bandeira – concluiu em 28 de fevereiro;

Acácio Felício Sobral (USE 6);

Ramiro Olavo Ribeiro de Castro (USE 18);

Frei Daniel (USE 4);

Deodoro de Mendonça (USE 5);

Escola Pitágoras (USE 17);

Vila Esperança (USE 14);

Almirante Tamandaré (USE 8);

Oneide de Souza Tavares (USE 15);

Zacarias Assunção (USE 7);

Visconde de Souza Franco (USE 14);

David Mufarrej (USE 14);

João Batista (USE 14);

Augusto Montenegro (USE 2).

Para adquirir obras do escritor João Pedro Roriz, CLIQUE AQUI

7 visualizações0 comentário
bottom of page