top of page

Visita às escolas de Natal - RN

Atualizado: 23 de nov. de 2019


O nordeste brasileiro destaca-se pela força de trabalho, pela fé e pela expressão cultural. Essas três forças, quando combinadas, oportunizam grandes momentos. Foi o que aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro de 2017 na cidade de Natal - RS. A livraria Paulus da capital potiguar recebeu o escritor e jornalista João Pedro Roriz para uma série de palestras em escolas. Entre as instituições visitadas, PH3, Sesc e Francisco Ivo.

- Foi uma viagem emocionante, pois pude sentir o carinho do público natalense - esclareceu o escritor que tem ainda o interesse em conhecer as escolas no interior do Rio Grande do Norte. - Gosto de ir às escolas falar sobre minhas obras e autografar meus livros. É uma oportunidade de conhecer, acima de tudo, as pessoas.

O escritor esteve em diversas ocasiões em Natal. Ainda na fase em que trabalhava como ator de teatro, fez a peça Violetas na Janela. Depois, como escritor, ainda em começo de carreira, fez palestra para 800 professores do Estado do RN pelo projeto PROLER. Em 2011, em sua penúltima passagem pela região, fez a festa dos leitores na Feira do Livro de Mossoró. Em 2013, visitou a cidade para um projeto muito especial: conhecer instituições parceiras do projeto social da Paulus, Direito e Cidadania.

- Além de trabalhar muito no nordeste, sempre visito as cidades a passeio. Mas não é a mesma coisa. A trabalho é possível conhecer o povo local e suas verdadeiras necessidades e virtudes - disse o autor.

Em 2017, Roriz realizou a palestra "Para Gostar de Ler" para os públicos infantil, juvenil e adulto. No Sesc teve a oportunidade de dar sugestões sobre a vida profissional para alunos que estão cursando o Ensino Técnico sob a chancela do Sesc. No Colégio PH3 se admirou com a boa estrutura da escola e com o carinho dos adolescentes, fã de Gorrinho e outras obras de sua autoria. No Colégio Francisco Ivo, um momento de muita emoção: conheceu pessoalmente alunos do EJA, que em 2016, sofreram um assalto e se tornaram reféns dentro da escola localizada em uma região perigosa da cidade. Muitos alunos decidiram abandonar o curso da noite naquela época. Um grupo de alunos resolveu não desistir e, naquela ocasião, mesmo sob pressão das autoridades que queriam o fim do turno da noite, resolveram realizar uma peça de teatro e fazer um blog sobre o livro "O Colecionador de Amigos", de João Pedro Roriz.

Roriz com os "blogueiros da noite"

- Fiquei sabendo dos "blogueiros da noite" através da Internet - disse Roriz - e fiquei entusiasmado com a força de vontade dessa moçada que superou a pobreza, a crise, a violência e o preconceito para ler, estudar, criar e se formar no Ensino Médio. Era fundamental para mim visitar a escola e conhecer essas pessoas de perto. Pessoas como Maria Pollicarpio e Alyne Crys que tinham tudo para desistir mas se apegaram umas a outras para seguir em frente e terminar o curso que começaram.

Para Maria Pollicarpio, formada em 2016 no ensino médio, a visita de João Pedro Roriz à escola ajudou a "quebrar um paradigma de que escola pública não tem qualidade".

- Foi uma noite mágica, onde poucos tiveram o privilégio de presenciar algo tão maravilhoso, essa semente que foi plantada há um ano atrás, com incentivos de um corpo docente, que acreditou no potencial de seus alunos. Roriz foi nossa inspiração e agradeço a Deus por te tido o privilégio de ter professores que nunca desistiram de nenhum aluno. Hoje o resultado chegou - escreveu Maria em sua Rede Social.

Veja galeria de fotos abaixo:

__________________________

Para conhecer a palestra "PARA GOSTAR DE LER", clique aqui.

Para conhecer os livros do autor, clique aqui.

Para adotar os livros de Roriz, clique aqui.

13 visualizações0 comentário
bottom of page