top of page

Alunos da escola municipal Tancredo Neves postam vídeos sobre o Gorrinho na Internet

Atualizado: 23 de nov. de 2019


Aluno do Tancredo Neves encena um dos personagens da turma do Gorrinho em vídeo

Alunos do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves, de Canoas - RS, organizaram-se em grupos de três e quatro componentes para realizaram, com orientação da professora Daniela Pires, de Língua Portuguesa, diversos trailers books sobre a obra "Gorrinho, uma loucura crônica", de João Pedro Roriz, publicada pela Editora Paulus. Os vídeos foram postados no canal interativo da escola no Youtube, intitulado "Tics do Tancredo" e concorrerão no Festival de Book Trailers vinculado ao programa Fome de Ler, da ULBRA. A coordenação do Festival está a cargo da professora Ângela Rola. A premiação será em 19/10/17. Mais informações em www.ulbra.br/fome-de-ler.

As publicações recorrentes dos alunos da Tancredo Neves chamaram a atenção de diversos fãs do Gorrinho que assistiram aos vídeos e se divertiram com as intertextualidades criadas pelos adolescentes. Em alguns vídeos é possível ver os adolescentes em ação encenando pequenos esquetes, contando histórias do livro ou mesmo apresentando os personagens. No canal criado pela professora Miriam Pinheiro é possível ainda assistir a vídeos postados por outras turmas sobre diversos livros adotados pela escola.

Entre os vídeos, destaca-se o apresentado pela dupla Alexsander de Oliveira Melgares e Brendon Romani de Souza com apoio técnico de Rosane Schossler e Douglas Romani. No vídeo, os adolescentes se comportam como vloggers experientes, se comunicam com o público de forma límpida e desembaraçada, parodiam momentos do livro e denotam conhecimento sobre a obra com tiradas de humor e alguns memes. Vale a pena conferir no vídeo abaixo:

Alexsander e Brendon em ação: humor para abordar os detalhes do livro lido em sala de aula

No vídeo, Alexsander e Brendon fazem elogio à publicação: "é um livro muito divertido, recomendado para todos os pré-adolescentes". Sobre os vídeos postados pela escola Tancredo Neves, Roriz comentou:

- Quando escrevi o livro do Gorrinho aos quinze anos, estávamos engatinhando na era digital. Esses meninos não tinham nascido ainda, mas eu já previa esse comportamento eletrizado, comunicativo e inteligente, principalmente por parte dos pré-adolescentes. Ninguém imaginava que o mundo seria do jeito que é hoje. Isso talvez explique porque levou dez anos para o livro ser publicado. E isso também explica seu sucesso entre as novas gerações. Acontece justamente porque o livro denota o potencial dessa galera de calça curta e fala da picardia que existe por trás do comportamento inquieto e do engajamento político, filosófico e social do adolescente moderno. Meus parabéns principalmente à professora Daniela Pires, à escola Tancredo Neves e ao Programa Fome de Ler que souberam usar essa ferramenta em favor dos alunos e que cativaram neles o hábito benéfico da leitura, a consciência de protagonismo e a vontade de fazer transformações sociais através da mídia.

O livro "Gorrinho uma loucura crônica" foi lançado em 2009 pela Editora Paulus. Adotado em inúmeras escolas, é um sucesso em todo o País. A publicação teve nos últimos oito anos nove tiragens esgotadas, ganhou premiações e foi selecionado como material paradidático em diversas prefeituras. O livro ganhou em 2015 uma continuação intitulada "Gorrinho 2 - o mistério está no ar", onde o autor narra seis histórias de mistério. O personagem é ainda usado em tirinhas publicadas na Internet.

Adquira o livro "Gorrinho uma loucura crônica" e a continuação, "Gorrinho 2, o mistério está no ar", na nossa LOJINHA VIRTUAL.

_______________________________________--

Todos os direitos reservados.

65 visualizações0 comentário
bottom of page