top of page

Roriz lançará livro sobre Sócrates para adolescentes

Atualizado: 13 de dez. de 2019


NOVA OBRA DE RORIZ PUBLICADA PELA PAULUS TERÀ ILUSTRAÇÃO DE VERUSCHKA GUERRA

Porto Alegre.

O próximo lançamento juvenil do escritor João Pedro Roriz já está no prelo: trata-se do livro "O Homem das barbas brancas" (Editora Paulus). O livro de gênero "realismo fantástico" mistura fatos verdadeiros da vida de Sócrates com um enredo de intrigas e mistério que prenderá o leitor até a última página.

O livro conta a história de um idoso que, às vésperas da morte, relembra sua juventude ao lado do grande filósofo Sócrates. A história contada em primeira pessoa denota de forma singular a influência da filosofia socrática na vida dos antigos moradores de Atenas.

Além de abordar a história da filosofia, o autor diferencia aspectos da filosofia socrática e platônica e mostra que qualquer pessoa que se predispõe a pensar é um filósofo em potencial.

- Nossa proposta com esta obra é divulgar a filosofia socrática para que os adolescentes, nativos de uma aldeia global com informações segmentadas, busquem o conhecimento puro, salvo de interesses materiais - comentou o escritor.

SÓCRATES: O LEGADO DE UM HOMEM A SERVIÇO DO CONHECIMENTO

O livro ganhará ilustrações de Veruschka Guerra e será publicado na Coleção Mitológica que já conta com três obras de Roriz. A ideia do escritor é abordar um lado menos conhecido da mitologia - aquele que mistura lendas sobre pessoas e fatos reais.

- A obra abordará o filósofo Sócrates como mito e como personalidade. Sócrates viveu no século cinco antes de Cristo e tornou-se mito por justamente propor a utilização da razão em detrimento da temeridade litúrgica da época. Suas ideias são modernas e usadas até hoje. Ele foi um rebelde sábio, um homem velho com coração jovem. A mitologia que envolve esse personágem é fantástica e certamente encantará os jovens principalmente em idade escolar que gostam tanto do assunto - comentou o autor.

"Há muito tempo, um homem resolveu medir forças com o destino. Seu nome era Sócrates. Seu rosto ainda está emoldurado na minha memória e seus pensamentos, que jamais foram escritos, ainda estão perpetuados nos horizontes de minha longa vida".

O Homem das barbas brancas. Roriz, João Pedro. Paulus.

A Editora Paulus tem como objetivo a adoção do livro "O Homem das barbas brancas" nas escolas, principalmente em turmas de oitavo e novo anos do ensino fundamental e turmas do ensino médio. Para Carolina Borges, consultora de educação da Paulus na cidade de Fortaleza, a obra servirá como estímulo para que alunos estudem mais.

- Muito oportuno os jovens de hoje apreciarem os ensinamentos de Sócrates. Seu olhar destemido e inteligente para a sociedade é um rico legado aos alunos, para a percepçao da boa parceria entre discurso e atitudes. Isso fará uma incrível diferença em seus estudos e sua vida. - comentou a consultora.

O novo livro de João Pedro Roriz será lançado em outubro e será tema de palestras do autor em todo o País em escolas, universidades, centros cuturais e em espaços litúrgicos. Para agendar atividades e conhecer a agenda do autor, clique aqui.

12 visualizações0 comentário
bottom of page