Atores da Avatar vivem personagens da peça em frente ao cartaz do evento
Aconteceu na cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano, entre os dias 11 e 13 de março, a II Edição da FLIPO (Feira Literária do Poeta), evento comemorativo aos 173 anos de nascimento do Ilustre Filho da Terra, o Poeta Castro Alves.
O Evento, promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Educação, foi realizado em diferentes espaços da cidade (Casarão do Poeta, Praça da Liberdade e Praça Dionísio Cerqueira), com uma diversificada programação abordando temas variados, apresentações culturais e participação de renomados poetas, com destaque para: Armando Rosa, Eliseu Paranaguá, Poeta Vicentinho, Anne de Carvalho, José Inácio Vieira, Cordelista Barreto e Ivan de Almeida.
TEXTO DE JOÃO PEDRO RORIZ É ENCENADO NO EVENTO
A Convite da Secretaria de Educação local, a Avatar Cia de Teatro, de Salvador, levou ao palco principal do evento, no dia 12/03/20, a peça de teatro "Bullying - não entre nesta parada", dirigido por Sérgio Mício e adaptado do texto teatral "Bullying - se correr o bicho pega", de João Pedro Roriz. O elenco é formado pelos atores Marco Ariel Lopo, Jéssica Santana e Gabriel Correia.
Vídeo com encenação na praça principal de Castro Alves para alunos e professores
A atividade aconteceu na Praça da Liberdade e contemplou alunos do Ensino Fundamental II e educadores da cidade. A iniciativa, segundo Mício buscou "usar o teatro para alertar as comunidades sobre o impacto da violência recorrente no ambiente escolar".
A professora Iraildes, da Escola Placido de Castro assistiu ao espetáculo e, em entrevista, disse que gostou da apresentação por se tratar de uma temática muito importante e que os professores "deveriam abraçar essa causa (da prevenção do bullying) com muito mais amor". A coordenadora da escola, Janete, afirmou que o paradigma do bullying "é real e que precisa ser trabalhado em qualquer época do ano letivo, já que a demanda é grande, o que denota uma realidade social. A aluna Sofia Brito, de oito anos, destacou o lado divertido da apresentação. Disse que apesar do tema ser sobre violência "riu muito das situações vividas pelos atores no palco", o que denota a proposta lúdica da atividade paradidática.
Para o escritor João Pedro Roriz, ter seu texto encenado na cidade natal de um de seus grandes ídolos, Castro Alves, o deixou muito orgulhoso. "É quando o trabalho da gente supera as expectativas, e nos leva diretamente ao prenúncio de nossas inspirações", disse o escritor.
FOTOS DO EVENTO:
Comments