Cartas sobre o livro O Mistério das Quatro Estações

Atualizado: 2 de ago.




Os alunos da turma 811 da escola Maria Ruth Raymundo, localizada na cidade de Sapiranga - RS, enviou dezenas de cartas para o escritor João Pedro Roriz para falar de seus sentimentos após leitura do livro "O Mistério das quatro estações", lido no primeiro semestre de 2022, com o incentivo da professora Elaine Kohl Braga.

Tudo começou quando um dos alunos, João Victor, entrou em contato com o escritor através das redes sociais. Em seguida, Roriz produziu uma série de vídeos e os enviou para a professora responsável pela turma. Nos vídeos, falou um pouco sobre a obra, sobre sua trajetória no campo da Literatura e convidou a turma para conhecê-lo pessoalmente na Feira do Livro de Sapiranga, que acontecerá em AGOSTO de 2022.


A professora da turma 811 informou ao escritor que havia interesse dos alunos em contar como foi o processo de leitura do livro e os sentimentos que tiveram durante o processo. Roriz informou endereço comercial e recebeu, posteriormente, dezenas de cartas. Nas missivas, os alunos abordam suas principais dúvidas sobre a obra. A maioria quer saber se a obra é baseada em fatos reais e se o autor está envolvido nesses acontecimentos.


- Essa pergunta denota o grau de interesse do leitor na obra, pois trata-se de uma faixa etária que ainda possui uma linguagem muito concreta e interessada pela realidade e pela praticidade - ressaltou Roriz.


Algumas cartas foram respondidas através de vídeos postados pelo autor em sua conta do Instagram.


O livro "O mistério das quatro estações" (Edições BesouroBox) foi escolhido para participar dois anos consecutivos do Programa Nacional de Leitura Didática (PNLD) do Governo Federal (em 2019 e 2020). Está em sua segunda edição (fora as edições especiais) e segue cativando leitores adolescentes em escolas públicas e privadas em todo o País. Conta a história de Binho, um adolescente de 14 anos que narra suas necessidades sociais e emocionais após perder um ente querido que lhe deixa uma caixa de madeira com dicas para solucionar um grandioso mistério.

37 visualizações1 comentário