top of page

Escola reproduz caixa de madeira misteriosa

Atualizado: 23 de nov. de 2019


Escola Chico Mendes recebe João Pedro Roriz no Adote um Escritor

08/11/2016 17:49:17
Foto: Aline Bisso/Divulgação PMPA

Roriz é autor de 25 livros e de diversas peças de teatro

Dentro das atividades relativas ao Programa de Leitura Adote um Escritor, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, de Porto Alegre, recebeu, dia 8/12/16, a visita do escritor João Pedro Roriz. O encontro ocorreu no pátio da escola e foi destinado aos alunos dos segundo e terceiro ciclos.

Segundo Maria Luiza Borges, uma das professoras responsáveis pela biblioteca, a iniciativa uniu as ações integrantes do Adote um Escritor e do projeto de leitura que existe na escola, destinado aos alunos do terceiro ciclo.

- “Temos a preocupação de estimular a leitura dos adolescentes e por isso desenvolvemos um projeto que despertasse o interesse deles. Trabalhamos com o terceiro ciclo a obra ‘O Mistério das Quatro Estações’. Neste ano tivemos uma culminância de atividades, pois o autor que utilizamos no projeto foi o mesmo adotado pela escola”, explicou.

O Mistério das quatro estações foi lançado por João Pedro Roriz em 2016, pela editora BesouroBox. Conta a história de Binho, um adolescente de 15 anos que precisa lidar com uma doença de pele, uma paixão avassaladora e a perda de um grande amigo. A obra foi trabalhada pelos professores em sala de aula. A participação dos meninos durante as aulas de leitura chamou a atenção das bibliotecárias, principalmente porque se sentiram tocados com a história de amor entre Binho e Cecília, e a amizade entre Binho e Conrado. Com ajuda dos professores, os alunos recriaram a caixa de madeira descrita no livro, o que dá dicas para a resolução do mistério desvendado pelo protagonista.

Alunos recriaram com ajuda dos professores, as cartas e a caixa de madeira da novela "O Mistério das quatro estações"

A professora destacou, ainda, práticas realizadas com os estudantes, como a leitura compartilhada semanal, na qual os alunos fazem leitura oral das histórias, representando narrador e personagens.

“No encontro o autor abordou temas importantes para os adolescentes, mas de uma forma descontraída. Foi bem divertido e eles adoraram”, salientou Maira Luiza.

Roriz marcou seu nome no painel da biblioteca

Escritor, jornalista e arte-educador, João Pedro Roriz produz obras de literatura juvenil. É autor de 25 livros e de diversas peças de teatro. Realiza palestras em escolas e eventos de educação abordando temas como o incentivo à leitura, motivação, filosofia e comportamento. Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Roriz mora atualmente em Porto Alegre.

Após o evento, Roriz autografou os livros adquiridos pela escola e ainda deixou sua marca em uma foto que ficará eternizada em painel da biblioteca, ao lado de outros escritores que estiveram no Chico Mendes.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page