top of page

Escola reproduz caixa de madeira misteriosa

Atualizado: 23 de nov. de 2019


Escola Chico Mendes recebe João Pedro Roriz no Adote um Escritor

08/11/2016 17:49:17
Foto: Aline Bisso/Divulgação PMPA

Roriz é autor de 25 livros e de diversas peças de teatro

Dentro das atividades relativas ao Programa de Leitura Adote um Escritor, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, de Porto Alegre, recebeu, dia 8/12/16, a visita do escritor João Pedro Roriz. O encontro ocorreu no pátio da escola e foi destinado aos alunos dos segundo e terceiro ciclos.

Segundo Maria Luiza Borges, uma das professoras responsáveis pela biblioteca, a iniciativa uniu as ações integrantes do Adote um Escritor e do projeto de leitura que existe na escola, destinado aos alunos do terceiro ciclo.

- “Temos a preocupação de estimular a leitura dos adolescentes e por isso desenvolvemos um projeto que despertasse o interesse deles. Trabalhamos com o terceiro ciclo a obra ‘O Mistério das Quatro Estações’. Neste ano tivemos uma culminância de atividades, pois o autor que utilizamos no projeto foi o mesmo adotado pela escola”, explicou.

O Mistério das quatro estações foi lançado por João Pedro Roriz em 2016, pela editora BesouroBox. Conta a história de Binho, um adolescente de 15 anos que precisa lidar com uma doença de pele, uma paixão avassaladora e a perda de um grande amigo. A obra foi trabalhada pelos professores em sala de aula. A participação dos meninos durante as aulas de leitura chamou a atenção das bibliotecárias, principalmente porque se sentiram tocados com a história de amor entre Binho e Cecília, e a amizade entre Binho e Conrado. Com ajuda dos professores, os alunos recriaram a caixa de madeira descrita no livro, o que dá dicas para a resolução do mistério desvendado pelo protagonista.

Alunos recriaram com ajuda dos professores, as cartas e a caixa de madeira da novela "O Mistério das quatro estações"

A professora destacou, ainda, práticas realizadas com os estudantes, como a leitura compartilhada semanal, na qual os alunos fazem leitura oral das histórias, representando narrador e personagens.

“No encontro o autor abordou temas importantes para os adolescentes, mas de uma forma descontraída. Foi bem divertido e eles adoraram”, salientou Maira Luiza.

Roriz marcou seu nome no painel da biblioteca

Escritor, jornalista e arte-educador, João Pedro Roriz produz obras de literatura juvenil. É autor de 25 livros e de diversas peças de teatro. Realiza palestras em escolas e eventos de educação abordando temas como o incentivo à leitura, motivação, filosofia e comportamento. Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Roriz mora atualmente em Porto Alegre.

Após o evento, Roriz autografou os livros adquiridos pela escola e ainda deixou sua marca em uma foto que ficará eternizada em painel da biblioteca, ao lado de outros escritores que estiveram no Chico Mendes.

51 visualizações0 comentário
bottom of page