top of page

Feira do livro de Porto Alegre chega à 62a edição

Atualizado: 26 de nov. de 2019


Maior evento literário do Rio Grande do Sul, a Feira do Livro de Porto Alegre, foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade.

Trata-se do maior evento do gênero a céu aberto da América Latina, considerado referência no Paí­s por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores.

Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artí­sticas, entre outras atividades.

Em sua 62a edição, a Feira da capital gaúcha conta com o patronato da escritora Cintia Moscovich. Entre os autores convidados, grandes nomes da literatura nacional e internacional como Urbano Bettencourt, Valter Hugo Mãe e Elisa Lucinda. No universo infanto-juvenil participam João Pedro Roriz, Anna Claudia Ramos, André Neves, Antônio Schimeneck, Cleo Busatto, Cássio Pantaleoni, entre outros.

O escritor João Pedro Roriz está em sua quarta participação como autor convidado, sendo que é o segundo ano que compõe o time de escritores contratados pela Câmara do Livro para percorrer as escolas nos projetos literários e educativos paralelos à Feira, intitulados "Adote um escritor" e "Lendo para valer".

- A cada ano, aumenta a quantidade de inscritos para minhas atividades, tanto nos projetos paralelos quanto nas atividades que realizo na Feira. É o tipo de reconhecimento que esperamos - disse Roriz, que, durante a Feira, participou do Projeto "Autor no Palco", e lotou a Tenda de Pasargada com sua palestra bem humorada "Para gostar de ler" seguida do lançamento de seu novo livro "O Mistério das quatro estações" da Editora BesouroBox

19 visualizações0 comentário
bottom of page