top of page

Roriz será patrono na Feira do Livro de Picada Café 2016

Atualizado: 26 de nov. de 2019


ESCRITOR RECEBE HOMENAGEM DOS ALUNOS DURANTE PALESTRA NA JORNADA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DO MUNICÍPIO

O inverno gaúcho e a sensação térmica de menos três graus não impediram o escritor João Pedro Roriz ir à Picada Café (RS) na manhã do dia 18 de julho de 2016 para um encontro delicioso com os professores da Rede Municipal e Estadual da Cidade. A palestra dramatizada "O prazer e o trabalho do educador" ministrada por Roriz com a participação do arte-educador Bruno Pontes aconteceu no auditório da Escola Décio Martins Costa e contou com a presença do Secretário de Educação, Cultura e Desportos Marcelo Marin e a Prefeita Claudia Schenkel.

A atividade foi marcada pela emoção. Após o intervalo da palestra, alunos do Ensino Médio do Colégio Décio subiram no palco para encenar trechos de diversos livros do escritor. Caracterizados de Gorrinho (protagonista das obras Gorrinho uma loucura crônica e Gorrinho o mistério está no ar), Eros e Psique (protagonistas do livro Eros e Psique), Alexia, Marciana e João Miguel (personagens da novela juvenil Céu de um verão proibido) e outros personagens de sua literatura, demonstraram a grandeza e o olhar perspectivo de quem ama literatura e que é fiel às suas raízes culturais. Após a encenação, a jovem Tais Reisderfer falou pelo grupo:

- Você fez nossa turma toda gostar de leitura. Escreva mais livros!

Encenação dos alunos emocionou a plateia

No Facebook, os adolescentes se pronunciaram. A jovem Andrieli Vagtinski afirmou aguardar com ansiedade as próximas publicações do autor:

- Tu fizeste muitas pessoas ganharem gosto para ler, e farás muitas outras quererem ler mais e mais. Aguardo ansiosamente Céu de um verão proibido 2, quero continuar me aventurando no mundo da Alexia e do João (personagens da obra Céu de um verão proibido). Obrigada por aceitar ser o patrono da feira do livro.

Após a homenagem, o Secretário de Educação e a Prefeita convidou o escritor para ser Patrono da Feira Literária de Picada Café. O convite emocionou o artista e foi imediatamente aceito.

- Fico muito feliz por essa sensação de pertencimento. Essa comunidade não só me abriga, como ama meus livros. Não estava preparado para essa emoção - disse o autor.

A Feira do Livro de Picada Café (RS) é um evento anual. Acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro de 2016 e contará também com a presença dos escritores gaúchos Eliandro Rocha, Antônio Schimeneck e Helô Bacichette. Conheça mais a cidade de Picada Café através do site: http://www.picadacafe.rs.gov.br/.

33 visualizações0 comentário
bottom of page