João Pedro RorIz

Escritor, educador e psicanalista

Bem vindo ao Curso Introdutório de História da Educação Especial

Esse curso é introdutório sobre a História da Educação Especial. É gratuito e aberto a todas as idades e formações, voltado especialmente para quem tem interesse em educação especial e inclusiva, principalmente professores, assistentes sociais, psicopedagogos, profissionais da área da saúde e agentes públicos. 

O curso é constituído de cinco vídeos. Após assistir as aulas, entre em contato para interagir com o professor e ter mais informações sobre o tema.

Sobre o professor: João Pedro Roriz é Psicanalista clínico, graduado em Comunicação, licenciado em História e Filosofia. Pós graduado em Psicopedagogia Clínica e Docência. Escritor, autor de 35 livros e ator profissional. Contatos: jproriz@gmail.com

IMG-20200105-WA0022.jpg

1 - Introdução

Em nossa introdução, será abordada a importância da História da Educação Especial e Inclusiva, a questão da representatividade e a epistemologia do curso e a justificativa do recorte temporal proposto.

 

 

2 - A era pré-cristã

Neste vídeo, será abordada a questão da deficiência humana na era "pré-escrita" e na Antiguidade. 

Ainda não há educação para pessoas com deficiência, mas há algumas revelações sobre a forma como esse grupo social era tratado e visto. 

 

3 - Era cristã

Uma época de dogmatismo, que inicia ainda na Antiguidade e domina toda a Idade Média. 

Descobriremos como as pessoas com deficiência eram vistas no período e o pioneirismo de religiosos que ousaram pensar em uma dinâmica educacional para esse grupo social. 

4 - A Era Institucional

Uma época dominada pela visão cientificista e médica ocorrida após a revolução protestante. 

A pessoa com deficiência passa a ser tutoreada e institucionalizada. Disfarçado de amparo assistencial e médico, discorrem injustiças e segregações. E e nesse universo deletério que surge um tímido projeto de educação sistemática para esse grupo social. 

5 - Era das transformações sociais

Com advento da Segunda Guerra Mundial há todo um esforço dos governos em instituir políticas de bem estar social, como forma de diminuir os impactos causados pela violência. As pessoas com deficiência passam a gozar de certa representação com as leis protetivas encabeçadas pela Declaração dos Direitos Humanos. Posteriormente, inicia-se um debate público sobre inclusão.

AGORA QUE VOCÊ TERMINOU SEU CURSO

Envie um email para jproriz@gmail.com e diga o que achou desse curso introdutório. Você também poderá interagir comigo através do whatsapp 21998885570.  

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização