João Pedro Roriz

Professora desenvolve um JOGO a partir de um conto de João Pedro Roriz

 

Não é de hoje que ouvimos falar que os professores andam desmotivados, seja por causa da falta de verba para a Educação, maus tratos dos alunos e até salários atrasados. Mas só é "desmotivado" aquele que desconhece o "motivo" e no Brasil existem muitos professores capazes de enfrentar as piores iniquidades para desenvolver atividades que despertam o interesse de seus alunos  

 

É o caso da professora Daniela Flores Brito, da Rede Pública de Ensino, que atua no Município de Capela de Santana, no interior do Rio Grande do Sul. Através do conto "A velhinha dos biscoitos", inserido no livro "Como educar sua mãe", de João Pedro Roriz (WAK Editora), desenvolveu um jogo de tabuleiro. Ao ser jogado, desperta interesses dos alunos pela leitura e pelos temas propostos pelo texto.

 

 Profa Dany e seus alunos com o livro de contos

 

- É um jogo onde os alunos precisam ler uma palavra e lembrar onde ela aparece no texto que foi colorido por eles - explica a professora. - Colorir o texto é uma forma de mostrar as atitudes dos personagens e depois comparar com as más e boas ações. 

 

A dinâmica ludo-pedagógica foi realizada com alunos do sexto ano da turma do projeto Mais Educação da oficina de Leitura do Instituto Estadual Manoel de Almeida Ramos e para alunos da Escola Municipal Antônio Oliveira Carvalho. A professora desenvolve atividades que motivam seus alunos a fazer leituras profundas sobre as obras adotadas pela escola. O projeto foi possível após a palestra do escritor João Pedro Roriz à cidade de Capela de Santana e aquisição de seus livros pela Secretaria Municipal de Educação. Naquela ocasião, o autor palestrou para mais de 600 adolescentes da cidade. Lembre-se!

 

 COMPRAR AGORA

 

- Os alunos foram na palestra. Adoraram saber que conhecem o autor. Acho bárbaro eles poderem ter essa interação! - comemora a professora. 

 

Indagada sobre as dinâmicas articuladas com o ensino fundamental, a professora Dany, como prefere ser chamada, esclarece que vem desenvolvendo a técnica desde a faculdade. Tais dinâmicas foram temas de seu TCC (trabalho de conclusão de curso) e pretende ainda explorar essa proposta pedagógica, que inclui brincadeiras e leituras, em sua tese de mestrado. 

 

Para adquirir o livro "Como educar sua mãe", clique aqui

 

Veja mais fotos do projeto Mais Educação: 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Todos os direitos reservados ao autor

João Pedro S. Roriz Produções Artísticas -ME

contato@arteemvoga.com.br