top of page

Palestra para 600 adolescentes em Capela de Santana - RS

Atualizado: 20 de nov. de 2019


No dia 04 de outubro de 2017, o escritor João Pedro Roriz, em temporada de palestras pelo Sul do País, realizou duas sessões da palestra "Para gostar de ler" para um total de 600 adolescentes do Município de Capela de Santana, no Estado do Rio Grande do Sul. A cidade, próxima a Montenegro e Portão, possui aproximadamente 11 mil habitantes e situa-se na região metropolitana de Porto Alegre. O clima rural e pacato contribuiu para o desenvolvimento pecuário e agrário da cidade que conta com uma população adolescente muito alta em relação ao número de adultos, o que chamou a atenção do palestrante:

- Normalmente vemos cidades pequenas com baixo índice de jovens, o que atrapalha o desenvolvimento social da região e atrasa as mudanças promovidas por aqueles que estão terminando os estudos e começando a vida social e profissional - elucidou Roriz.

As duas apresentações da palestra ocorreram no Galpão do CTG - Centro de Tradições Gaúchas que abriga diversas propostas artísticas e culturais. O evento foi prestigiado por todos os alunos da rede municipal e estadual da região, desde o quinto ano do fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

As palestras foram bem-humoradas, com tiradas sobre relacionamento, trabalho e leitura. Os adolescentes se divertiram e os professores ficaram muito satisfeitos com o projeto. As escolas participantes - Nossa Senhora das Graças, Antônio Oliveira e Padre João - ainda adotaram os livros "Céu de um verão proibido", "O mistério das quatro estações", "Como educar sua mãe" e "Como educar seu pai".

16 visualizações0 comentário
bottom of page