Três textos teatrais do escritor carioca João Pedro Roriz foram prestigiados pelo público baiano no mês de outubro de 2019. "Ariano - uma rapsódia no sertão" e "A terra do contrário" foram montados por jovens atores na cidade de Barreiras, no oeste baiano. Já o espetáculo "Bullying, se correr o bicho pega" é apresentado pela Cia Avatar em teatros tradicionais e escolas da capital.
O musical A terra do contrário
A Terra do Contrário é um espetáculo que conta a história de um adolescente que é sugado pelo computador e que precisa, a partir de seus conhecimentos, lidar com a impessoalidade da máquina, com infestação de vírus, com as fake news e outras situações. Longe da família e dos amigos, repensará sua vida.
Ariano - uma rapsódia no sertão homenageia o escritor Ariano Suassuna
Já o espetáculo biográfico "Ariano - uma rapsódia no sertão" foi escrito para celebrar a vida e a obra de Ariano Suassuna. O texto possui engajamento sócio-cultural e fala sobre as mazelas do nordeste, sua mitologia e cultura, além do movimento armorial, proposto pelo mestre do humor e da farsa.
A comédia infantil "Bullying se correr o bicho pega"
O espetáculo infantil "Bullying se correr o bicho pega" foi originalmente publicado em livro pela Paulus e entregue pelo projeto "Direito e Cidadania" para 30 mil crianças em todo o País. Surgiram diversas montagens em todo o território nacional, com destaque para a montagem da Cia Avatar, que fez montagem na capital baiana e adquiriu os direitos com o autor para apresentar a peça em teatros e escolas da Bahia. A peça conta a história de um grupo de adolescentes que precisam agir de forma predeterminada para não sofrer violência. Um casal de irmãos tentam fugir à regra e sofre as consequências impostas por dois valentões: um rapaz violento que gosta de bater nos meninos e uma jovem que adora fazer humor as custas dos defeitos dos colegas. Em meio a essa situação está uma escola despreparada e um diretor que não quer se envolver nos problemas das crianças. Os irmãos terão que suar a camisa para mostrar para a direção da instituição que o fenômeno do bullying é degradante para todos e influencia negativamente no projeto educacional da escola.
Gostou? Se você tem interesse em montar uma peça do escritor João Pedro Roriz, entre em contato através do e-mail joaopedrororiz@joaopedrororiz.com.br.
Comments