top of page

Formação continuada para bibliotecários no SESI-SP


Nos dias 25 e 26 de outubro de 2019, aconteceu o CETEC - Congresso de educação, tecnologia e conhecimento do SESI-SP endereçado a duzentos bibliotecários da instituição. O evento aconteceu em Campinas e contou com palestras e oficinas ministradas por professores e conferencistas reconhecidos nacionalmente.


O escritor, professor e jornalista João Pedro Roriz apresentou uma fala de uma hora e meia em ambos os dias sobre um tema novo e instigante: "Educação 4.0". Para tanto, fez uma retrospectiva das diversas revoluções industriais ocorridas até o momento, culminando na explicação da chamada "revolução tecnológica" que iniciou-se nos anos 1990 e sua relação com a educação.


- A primeira revolução industrial foi marcada pelo surgimento da indústria através das máquinas a vapor. Essa invenção humana mudou a forma do homem se relacionar com seu meio. A escola antes desse marco histórico possuía um caráter mais escolático e se transformou profundamente. A segunda e a terceira revoluções não afetaram tanto o modo operacional das escolas, o que muda efetivamente com a chegada da quarta revolução industrial e a criação da inteligência artificial. O modo de se relacionar com os conhecimentos, o tipo de informação a ser disposta, as diversas plataformas de ensino, a globalização do conhecimento e o avanço tecnológico mudarão o contexto escolar e o projeto pedagógico de escolas. Essa mudança ocorrerá nos próximos 10 anos e será como uma tsunami. O sistema educacional terá que se aperfeiçoar e mudar sua forma de lidar com os alunos e com a didática. Apesar disso, no Brasil, as escolas ainda são dotadas de práticas de ensino tradicionais e tecnicistas que ensinam os alunos a se prepararem para um mercado que deixará de existir em breve.


Os bibliotecários puderam interagir com o palestrante, tirar dúvidas, expor questionamentos, discordar, apresentar cenários e se planejar de acordo com as tendências apresentadas durante o evento. O encontro foi muito especial, sendo esse o segundo em 2019 entre o escritor e este mesmo público. Em março, Roriz já havia realizado um encontro com os bibliotecários para falar sobre incentivo a leitura e práticas pedagógicas na biblioteca. Para 2020 serão programados novos eventos e a parceria de sucesso se manterá.


Momentos do evento:




9 visualizações0 comentário
bottom of page