A obra infanto-juvenil de João Pedro Roriz, vencedora do selo "Meus livros favoritos na escola" ganha nova edição e nova capa. As resoluções eram esperadas diante da mudança de mentalidade do novo público-leitor oriundo da Geração Alpha.
Por Assessoria de Imprensa
É fácil notar que os gostos dos adolescentes mudaram. As crianças nascidas entre os anos de 2010 e 2025, denominados "Geração Alpha" são mais reservados, individualistas e não apreciam mais os mesmos temas que as gerações anteriores. Logo, relacionamento amoroso, sexualidade e atrito com os pais abrem espaço para um ideal sobre conforto, sobre segurança institucional e diálogo. Bons ventos!
E por falar em vento, o escritor João Pedro Roriz tem seu personagem favorito da vida na figura de Zéfiro, um dos coadjuvantes da trama "Eros e Psique". O deus do vento consegue visitar o passado e o futuro, é fofoqueiro e só fala em rimas. Zéfiro já havia contado ao seu autor que algumas mudanças geracionais ocasionariam também mudanças na forma como as crianças se relacionam, se vestem e leem livros juvenis.
- A Geração Alpha é diferente da geração Z, pois é fruto do novo século. Está acostumada a acessar todos os temas, inclusive a mitologia grega a hora que desejar, seja através do celular ou das locadoras digitais, então é uma geração muito mais difícil de conquistar - ressalta Roriz.
Eros e Psique conta a história de amor entre o deus do amor e uma mortal. É para muitos especialistas o baluarte mitológico que originou histórias de amor proibidas como Romeu e Julieta e Sansão e Dalila. A obra é um megasseler publicada pela Editora Paulus desde 2011. Ganhou o prêmio "Meus livros favoritos na escola" da Prefeitura de São Paulo no ano de seu lançamento. E foi escrito por Roriz quando tinha apenas 15 anos, em 1997. No começo, surgiu como peça de teatro - um musical, mas depois foi transformado em novela para atender a demanda das escolas por obras que falassem sobre o universo mitológico.
A obra Eros e Psique é de fato universal e tem potencial para atingir a próxima geração que começará a nascer em 2026, a Geração Beta. É só começar a falar sobre isso que Zéfiro se sente mais velho do que já é. E Roriz nem esconde que esse vento carinhoso é seu alterego mitológico.
- Sem dúvida, Zéfiro é este tio inconveniente, exagerado, peralta e poeta; que está sempre pronto para ajudar os adolescentes da história, Eros e Psique, a resolverem suas questões e encontrarem sua felicidade.
E qual foi a surpresa do autor quando a Paulus lançou a segunda edição de sua obra com capa nova em outubro de 2024 para atender as demandas dessa nova geração tão exigente, que não quer ler obra infantilóide, mas que também possui certa ojeriza a tudo que é "cringe", isto é, ultrapassado sob ponto de vista geracional.
E parece ter dado certo. Eros e Psique continua ganhando novas reimpressões todos os anos através da Editora Paulus. A jovem Clara Mariana, de Parnamirim - RN comentou na página do livro na skoob.com.br seu carinho pela história mitológica e pela adaptação feita por Roriz.
Mas não fica por aí. A obra tem uma característica que, para os editores do livro e seus críticos a tornam tão bem aceita pelo público-leitor: capacidade de diálogo entre a atual geração de adolescentes e seus professores. Isto porque a obra é muito valiosa sob o ponto de vista paradidático ao abordar temas referenciais na atualidade como depressão juvenil, beleza, ostentação e riqueza. A obra também aborda contextos geográficos, históricos, linguísticos e políticos que contribuem para que os professores introduzam temas de referência didática para seus alunos.
Tal elemento paradidático é observado na crítica da professora Beth Freire Leandro de Aracaju - SE publicada na página de Eros e Psique no site do Skoob.
A obra está a venda nas principais livrarias, físicas e online. É facilmente encontrada no site da Paulus e também pode ser adquirida através da plataforma do Instituto Vida e Psicanálise, com frete grátis, neste link.
Comments