João Pedro Roriz assume o patronato da Feira do Livro de Picada Café

Atualizado: 26 de Nov de 2019


Entre os dias 14 e 16 de outubro de 2016 aconteceu a Feira do Livro de Picada Café. O evento foi organizado pela Prefeitura da Cidade com ajuda de apoiadores da iniciativa privada e contou com a curadoria da Arte em Voga - empresa especializada em arte-educação.

Foi nas prévias da Feira do Livro, em junho, quando Roriz ministrou a palestra motivacional para os professores da cidade, que ele recebeu o convite de Marcelo Marin, Secretário de Educação e da Prefeita Claudia Schenkel para ser patrono do evento. O convite foi uma solicitação dos adolescentes leitores da cidade.

Segundo a estudante Andrieli Vagtinski, moradora da cidade de 15 anos, "Roriz fez muita gente ganhar gosto pela leitura e fará muitas outras gostarem mais e mais".

Durante o discurso, no evento de abertura da Feira, Roriz declamou um poema-carta onde cita suas principais motivações para promover leitura na cidade. O poema foi bastante aplaudido pela comunidade local. O show de abertura contou ainda com a participação do ator de Porto Alegre Bruno Pontes que apresentou o monólogo "Relíquias do Tempo", escrita por Roriz em homenagem aos professores. Os escritores da Feira do Livro Antônio Schimeneck, Helô Bacichette e a contadora de histórias Ana Patuzzi também participaram do evento de abertura apresentando um jogral em homenagem ao Dia do Professor. O escritor Eliandro Rocha, recentemente indicado ao Jabuti por "Roupas de Brincar", obra adotada pelas escolas da cidade, não esteve no evento de abertura, mas desenvolveu um projeto de bate-papo com crianças de primeiro e segundo anos.

O grupo de dança da cidade deu um show a parte e emocionou a plateia com uma apresentação teatral cheia de grandes efeitos e com belas assertivas artísticas.

A atividade que durou três dias, em verdade, consumiu um ano de projetos e preparações. Ao todo, 2 mil crianças receberam vales-livros e também puderam contar com a presença dos escritores em suas escolas. As palestras foram apresentadas para adolescentes e adultos. Para bebês e crianças houve muita contação de histórias e conversas sobre literatura.

- Tenho tanto carinho por essa comunidade, que já me sinto parte da família. Não tenho vontade de voltar quando estou aqui - declamou Roriz no lançamento do livro "O Mistério das quatro estações" lançado na cidade dia 13/10 diante de 150 convidados.

O evento deixou saudades. Mas a Arte em Voga estará em 2017 coordenando novamente o movimento artístico da cidade e se depender de Roriz e dos demais escritores, a Feira do Livro de Picada Café será sempre um grande sucesso.

LEIA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DO PATRONO JOÃO PEDRO RORIZ

Texto intitulado "Poema de amor à Picada Café".

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

#news #feiradolivro #feiraliterária #Omistériodasquatroestações #Destaque1 #ArteemVoga

João Pedro RorIz

Site oficial do escritor